Jorge, Amado e Universal.


 Vamos de clássico de novo, galera! Já que temos autores ótimos para chamarmos de nosso, então bora explorar!
Hoje é o querido Jorge Amado. Sempre tive vontade de lê-lo, mas nunca oportunidade; sabe como é, livros demais daqui, coisas que chamam mais atenção ali...Mas tudo mudou este ano. Ganhei uma caixa com 4 livros dele e separadamente o Capitães da Areia. Mas os meus olhos brilharam pra moça de dentro do box, a tal da Gabriela, que tem o cheiro de cravo e a cor de canela. Tão bonita, com as pernas bronzeadas e misteriosas saltando da capa. E com a novela no ar, abocanhei! O li em uma semana e o adorei, claro! Foi aí que me apaixonei por Jorjim, chamado assim pelos íntimos e seus amantes. Iniciei depois Tieta do Agreste, mas por alguns infortúnios não o pude terminar, ainda. 
Vamos à d. Gabriela. Lançada em 1958, a história nos remete à 1925, época das grandes colheitas e plantações de cacau em Ilhéus, Bahia. Época também de costumes morais, preservação de imagens de uns, safadezas de outros, e muita hipocrisia!  
Somo levados a Nacib, turco dono de um bar que acaba de perder uma cozinheira e precisa desesperadamente de uma nova para o seu negócio. Vê sua chance vir com Gabriela, que acabar de chegar do sertão, fugindo da seca e fome, procurando vida nova. Bonita, mais as características marcantes que já citamos, e um jeitinho só seu o conquista e a maioria da população de Ilhéus, principalmente dos homens, claro.
Um romance logo brota do peito dos dois, regado a muito amor, sexo, e carinho um pelo outro. É claro que vemos a partir daí outras tramas que compõe o livro. Como a do coronel Ramiro Bastos que sempre dominou a cidade e vem de uma família dominadora. O seu império porém é ameaçado com a chegada de Mundinho Falcão, moço rico, jovem, e que vem do Rio de Janeiro a fim de trazer melhorias à cidade e trazer avanços para um lugar além de atrasado. Tudo isto é visto como guerra pelos dois partidos, e guerra declarada. Há também a história de Malvina, filha de outro coronel cretino e cruel, que não quer casar a força e nem arranjado, somente ser livre, amar verdadeiramente, e lutar pelos direitos das mulheres.
Humor, ironia  denúncias sociais, justiça, dramas, todos os elementos básicos para se criar uma boa história. Jorge nos entrega uma crônica de costumes da época e do seu povo, nos mostrando que o mundo é mais que isso e como pessoas temos que aprender a respeitar e valorizar o próximo.


Já houve diversas adaptações pra tv e cinema. Uma das mais importantes foi a pra tv em 1975 com Sônia Braga no papel, que a imortalizou. Agora em 2012, em comemoração aos 100 anos de Jorge, foi feito um re-make que contou com Juliana Paes como a nova Gabriela. E diga-se de passagem, tirei meu chapéu à ela.


Jorge Amado nasceu em Itabuna em 1912. Passou para a cidade de Ilhéus ainda jovem e logo começou a escrita de suas-maravilhosas- histórias, que lhe deu estrelato, fama, dinheiro, e reconhecimento. Entre seus 33 romances temos Tieta do Agreste, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Tereza Batista Cansada de Guerra, Tenda dos Milagres, Capitães da Areia, e muitos mais.


O Amor não Tira Férias, e não deveria mesmo!


Como venho falando de amor! Tá certo, há sentimento mais lindo? Vai me dizer que frases como essa "O paraíso é um lugar na Terra com você", não deixa qualquer derretido? Entre outras. O filme dessa semana é justamente isso, amor, claro. 
Logo o filme é O Amor não Tira Férias, estrelado por Cameron Diaz, Jack Black, Kate Winslet e Jude Law. A história é simples, as duas protagonistas moram cada qual em um canto, Los Angeles e Londres. Sem muita sorte no amor as duas decidem trocam de casas em um intercâmbio de países e moradia-novidade da internet na época que o longa foi feito, 2006, e que inspirou a diretora a fazê-lo-, e assim começam as histórias que irá nos prender e nos encantar com personagens divertidos, roteiro bem amarrado, ótimas interpretações, e ver que o amor é lindooooooo, em qualquer época, qualquer ano, qualquer país, com qualquer pessoa, e não, não deveria tirar férias nunca.


Já experimentou alguma dessas indicações? Nos conte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário