Orgulho e Preconceito - Filme!


Um clássico com muito orgulho e nenhum preconceito!

 Muito orgulho sim, de estar ano que vem comemorando seus 200 anos, de ser um dos maiores clássicos universais e amado pelo mundo afora! E nenhum preconceito aparante, além de nos mostrar como somos diante das coisas e dos outros, as nossas primeiras impressões, nosso julgamento, muitas vezes errado.
Jane Austen, uma das maiores escritoras inglesas, ousou e nos mostrou obras de extremo valor! Amor, família, amizade, casamentos, ambições, status sociais, tramas intrincadas e muito bem escritas, com aquele gostinho de que vale a pena! A heroína da obra é Elizabeth Bennet, ou Lizzy, prazer. A segunda no grupo de 5 irmãs, sempre foi independente, sábia, amiga, e decidida! Com uma mãe que vive a sofrer dos nervos e quer por quer casar todas as meninas antes de sua morte-que ela dramatiza com tudo o que tem direito-, Lizzy mostra que será diferente e não se casará por desespero ou por obrigação, e sim, claro...por amor! Tudo isto em pleno século 19!
Mas isso é o que menos a preocupa até que junto de uma nova família rica que chega ao condado, balança o coração de sua irmã mais velha, Jane, por Charles Bingley, que parece ser recíproco, e o de Lizzy por Mr. Darcy; Moço frio, reservado, aparentemente antipático e todos os adjetivos cruéis que puderes encontrar e classificar! E a quem ela promete odiar pra toda vida! Mas é ao longo da trama que vamos identificando quem é quem, e as reais intenções de cada um. 


Austen mostra que para nossa heróina nada lhe sobe à cabeça sem ser realmente relevante, e pode parecer clichê, mas o amor é antes de tudo uma forma de caráter e de verdadeiro sentimento! Pense como Lizzy, ame, mas ame de verdade, e se orgulhe por isso!


O filme já foi adaptado diversas vezes porém uma das mais famosas e indicadas a vários prêmios é a de 2005! Protagonizada por Keira Knightley, motra uma mocinha delicada, doce, mas forte e decidida! Fantástico!

 Jane Austen nasceu em 1775, e faleceu em 1818. Provinha de uma boa cultura e família e tem mais seis obras no currículo, Razão e Sensibilidade, Emma, Mansfiedl Park, A Abadia de Northanger, Persuasão, além do claro, Orgulho e Preconceito, como importantes meios da literatura global.


Dica da semana, um clássico dessa vez, e que não deixa de ser maravilhoso! Experimentem, e quem já tenha tido essa experiência, nos conte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário